top of page

Organizando a viagem para Roma:

Para começar a séria Italiana do blog tenho que dizer a coisa mais importante de todas e que resume a viagem:


Roma é simplesmente maravilhosa, incrível e espetacular!


Pronto, isso já basta, não preciso dizer mais nada!


Brincadeira! Quer dizer, é verdade sim, mas é claro que vou tentar detalhar tudo que vi e fiz!


Após essa experiência, tive a certeza que a coisa mais importante a ser levada em consideração é a organização da viagem (sempre)! E uma viagem para Itália requer uma organização, digamos, mais intensa...e já vou explicar porque.


Aqui na Europa quanto mais cedo você comprar as passagens mais barato você vai pagar e a diferença de preço pode ser de até 50%!!! Nessa pegada, consegui achar uma passagem barata pela Lufthansa (yeah me!!) e por isso não tivemos que nos acabar, indo para aquele aeroporto que fica lá na casa da p$%$# para viajar pela Ryanair.


Mas só recomendo que você faça isso se o seu roteiro incluir poucos destinos, porque, mesmo com um preço acessível, os valores das passagens da Ryanair são imbatíveis. Pois bem, achamos passagem de avião barata, mas deixamos para comprar a passagem de trem na última hora, e o trecho WUR-FRA que custou 28,00 euros em Abril, saiu por 45,00 dessa vez!!! Então, lição número 01: Hospedagem e passagens devem ser compradas com bastante antecedência.


Outra dica que vale ouro é sobre a hospedagem! Nós alugamos um quarto pelo Airbnb e saiu mais barato e foi muito mais confortável do que um hostel! Num hostel legalzinho você paga cerca de 30,00 euros por pessoa, além de dividir o quarto com um monte de gente estranha (o que pode ser uma experiência ruim, ou não) e na minha cabeça de brasileira, não consigo me sentir segura e confiar na segurança da bagagem no quarto...sempre acho que alguém pode roubar ou mexer nas minhas coisas! Mas, na minha opinião a privacidade é o que mais pesa! No hostel ela é praticamente nula, mas quando você aluga um quarto ou um apartamento, você tem um espaço para chamar de seu...amei essa modalidade de hospedagem! Pagamos 50,00 euros pela diária.


Em Roma, super recomendo o lugar que eu fiquei. A dona da casa se chama Mirta e ela foi sensacional! Super atenciosa e cuidadosa, além de ter nos dado dicas de lugares para comer e alguns passeios fora da rota comum de turismo! O apartamento era confortável e bem localizado e ela estava sempre a nossa disposição!!!!



Ainda no quesito organização, uma coisa bem importante é você ter um bom guia para definir seu roteiro diário. Comprei esse daqui, mas não achei ele muito legal não. As dicas de roteiros que ele deu são quase impossíveis de serem feitas em um único dia e falta muitas informações, como valores, rotas de transporte e horários de funcionamento, se não fosse pela Mirta, teríamos quebrado a cabeça para nos locomover. Mas João fez uma pesquisa na internet e vimos alguns roteiros interessantes e nos baseamos neles para começar a nossa jornada.


Primeira coisa que você precisa ter em mente para conhecer Roma é: Você vai andar que nem um condenado no deserto! E vai ser por opção, e não por obrigação! Vale a pena conhecer cada esquina, em cada lugar você acha algo interessante e tudo fica relativamente perto. Por isso, prepara-se, vá de tênis e se for no verão vá com roupas leves! O sol e o calor são dignos de Salvador no circuito do Campo Grande, as duas da tarde...


A segunda coisa é que Roma é desorganizada! Mas calma, não é para sair falando mal...com um mapa na mão você consegue se virar, mas as ruas são mal sinalizadas, os locais não têm postos de informação e apesar das pessoas serem simpáticas, elas nunca sabem nada! Nem policiais, nem motoristas de ônibus, nem o tiozinho da banca.... Por isso você precisa saber no mínimo para onde você quer ir, se não vai ficar que nem cego em tiroteio, daí a necessidade extra de organização!


Aqui vou fazer resumão dos roteiros dia-a-dia, mas claro que vou contar os detalhes nos próximos posts!


Dia 01 – Piazza Venezia/S. Maria Maggiore/Colosseo

Dia 02 – Castel Sant. Angelo/Piazza Navona/Phanteon/Campo de Fiori

Dia 03 - Vaticcano

Dia 04 – Foro Romano/Palatino/Colosseo

Dia 05 – Catacomba di S. Sebastiano/Mercati di Traiano

Dia 06 – Galleria Borghese/Piazza del Popolo/Museu Centrale Montemartini



POSTS RECENTES:
bottom of page